Imagem:A.Anacleto/R.Venancio.............................................
Realizaram-se ontem, dia 20 de Fevereiro, na Escola EB de Tortosendo, as comemorações do nosso 18º aniversário.
Com um ambiente de sã camaradagem e boa disposição onde participaram cerca de 130 convivas, que foram presenteados com a actuação do magnifico grupo de música tradicional e popular “Vai de Roda”, da freguesia do Teixoso e do fadista Luis Pinto que se fez acompanhar por dois promissores jovens da nova vaga do fado - Paulo Baptista e Sara.
Houve, também, intervenções e ofertas alusivas de Associações e Organismos convidados: Junta de Freguesia de Tortosendo, Inter-Reformados, Confederação Nacional de Reformados (MURPI) do associado José Laço e dos Corpos Sociais da nossa Associação.
O 18º Aniversário encerrou com um magnifico beberete a todos os participantes onde não faltou o Bolo de Aniversário e o brinde com “champanhe”.
--------------------------------------------------------------------
MENSAGEM da Confederação Nacional de Reformados (MURPI)Em meu nome e em nome da Direcção do MURPI quero apresentar as nossas saudações aos presentes e à Direcção da União dos Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia do Tortosendo, desejar por ocasião da celebração do 18º aniversário desta Associação, sinceros votos de felicitações e desejos que prossigam todas as vossas actividades na defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos da freguesia e do país.
18 anos significam um grande património de generosidade, de luta, de esperança e de confiança que o tempo veio dar razão da importância da organização activa dos reformados.
18 anos também significam o espírito de abnegação e entrega dos dirigentes actuais e passados que não pouparam em sacrifícios do seu labor para que esta Associação esteja mais forte e em melhores condições para prosseguir os caminhos na defesa dos direitos dos seus associados.
Hoje mais do que nunca, é importante a existência desta Associação que congregue todos os reformados, que os organize na defesa dos seus direitos cada vez mais ameaçados pelo poder político, que encara os reformados como um peso que a sociedade tem de suportar.
Por todas estas razões, felicitamos mais uma vez esta Associação de Reformados pelos seus 18 anos de existência, e afirmamos que contamos convosco em todas as acções que iremos levar ao cabo, para que os reformados do nosso país sejam respeitados na sua dignidade de cidadãos com plenos direitos.
Lisboa, 20 de Fevereiro de 2010.
Casimiro Menezes
Presidente do MURPI-------------------------------------------------------
Intervenção da DirecçãoPrezados convidados
Estimados Associados
Em nome dos Corpos Sociais da União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo agradeço a vossa presença neste evento que tem como objectivo comemorar o 18º Aniversario da nossa Associação.
Passados são 18 anos desde que funcionamos legalizados, mas há muitos mais que desenvolvemos a nossa actividade em prol das causas dos reformados da nossa freguesia.
Até ao dia 20 de Junho do ano transacto tínhamos como sede um espaço que o Sindicato Têxtil nos disponibilizava nas suas instalações da Delegação de Tortosendo por este facto ficamos reconhecidos e manifestamos a nossa disponibilidade para continuar cooperar com esta estrutura sindical, a partir desta data e por gentileza da Câmara Municipal que nos cedeu umas instalações, passámos a dispor de um espaço que é nosso, recebemos também algum mobiliário e equipamento, alguns sócios também contribuíram com materiais que têm, ou vão ter, bastante utilidade. Ainda estamos carentes de algum equipamento para melhor podermos dar satisfação à nossa actividade.
Talvez motivado por este facto o número de sócios aumentou substancialmente o que implica da nossa parte um maior empenho e dedicação, esperamos, também, que os nossos associados nos dêem o apoio e colaboração.
Com a aquisição da sede própria aumentaram os nossos encargos e responsabilidade, mas, tudo faremos para executar as nossas habituais actividades.
Nos tempos que correm os Portugueses e particularmente os reformados, estão a passar algumas dificuldades, destacamos dois em particular: as baixas pensões e por essa razão o ingresso nas estruturas de Apoio a Idosos tornam-se muito difíceis.
A actual geração de reformados, à semelhança das que nos antecederam, é solidária e aproveitando este momento, e porque é por uma boa causa, apelamos para que no próximo sábado, dia 27, ás 15 horas e 30 minutos, participem na manifestação de âmbito distrital que se realiza na Covilhã, com início em frente GIR do Rodrigo até á Biblioteca Municipal.
Como já disse, queremos fazer as nossas actividades normais, e sem querermos ser muito ambiciosos, elaborámos o nosso Plano de Actividades para o corrente ano e tudo faremos para o concretizar, sublinhamos em particular a nossa vontade de fazer, uma vez mais, a subida ao Rio Douro com 100 associados.
Para concretizarmos este nosso desejo contamos com o apoio e disponibilidade da Câmara Municipal da Covilhã.
Porque queremos dar a palavra aos convidados, que o desejarem, não me vou alongar mais, desejando a todos a continuação de uma tarde agradável de animação e um bom apetite para o lanchezinho que a nossa União de Reformados oferece a todos os presentes.
Viva o 18º aniversário da nossa Associação
Vivam os Reformados e Pensionistas do Tortosendo