domingo, 25 de outubro de 2009

Envelhecimento do Corpo Humano - 9


MÚSCULOS
As fibras musculares encolhem com
o avanço da idade.
Em parte, isto acontece porque à medida
que envelhecemos, o corpo renova, de forma cada vez mais lenta,
o tecido muscular.
Aos 70 anos temos 20% da massa muscular
que possuímos aos 30.

Apesar da força muscular diminuir com a idade, a resistência
pode melhorar.
Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Envelhecimento do Corpo Humano - 8


CABELO
O cabelo perde cor e espessura à medida que a idade avança
A melania, um pigmento produzido nos foliculos,
dá ao cabelo a sua cor,
mas à medida que nos aproximamos dos 30 anos, os foliculos
do nosso couro cabeludo não a produzem tanto,
e muitas vezes começam a surgir cabelos brancos.
Quase todas as pessoas deparam-se com o desaparecimento
do cabelo na cabeça com o avançar da idade.
A idade dos homens, vista de dentro, é eterna juventude.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sociedade


Editorial


A Inter-Reformados vai passar a ter uma folha informativa trimestral, que saudamos, dado que é mais uma forma de comunicação com as diversas estruturas de reformados, a nível nacional.
Estamos em vésperas de dois actos eleitorais da maior importância para as nossas vidas: para a Assembleia da República que vai eleger os deputados na nação , que neste mandato vão ter poderes de revisão constitucional, e donde emana o Governo; e, para os diversos órgãos do Poder Local que, como sabemos, nomeadamente em áreas sociais.
A CGTP-IN apresentou, aos partidos políticos, propostas concretas, visando compromissos claros sobre matérias essenciais, para que das eleições saiam programas de governação a favor dos trabalhadores, reformados, população mais carenciada e para o desenvolvimento do País.
É necessário mudar de políticas, é uma reclamação de há muito da CGTP-IN, e os 10 eixos estratégicos apresentados, contribuiriam decisivamente para isso.
Os reformados e aposentados foram das camadas da população que mais sentiram os efeitos das políticas do PS, perderam poder de compra, apenas mantido nas pensões mínimas. Tendo Sócrates posto termo a um ciclo de crescimento das pensões mínimas.
Na função pública, as legítimas expectativas dos trabalhadores, construídas ao longo da sua vida profissional, foram atingidas, mudando este Governo, mais uma vez, as regras de aposentação, unificando no retrocesso, retirando direitos que os trabalhadores, ao longo de gerações, foram construindo.
Na reforma da Segurança Social, em nome da sustentabilidade financeira do sistema, aceleraram o período de transição, que era o meio de salvaguardar os direitos adquiridos e em formação, este facto penalizou brutalmente os trabalhadores entretanto reformados e com os rendimentos mais baixos. A luta travada, a partir da região de Braga, foi decisiva para a Assembleia da República repor, em parte, o período de transição, levando à revalorização das pensões, mas ficaram por resolver os retroactivos, ou seja, desde a entrada em vigor, o diploma que alterou as regras, até àquela altura.
Foi promovida, entretanto, uma petição para que os retroactivos fossem pagos, que foi agendada para o dia 23 de Julho, na Assembleia da República. Tem que se referir que, no mínimo, foi inadmissível a atitude do PS, que nos 3 minutos que tinha para se pronunciar sobre a mesma, não referiu nem uma palavra sobre o assunto em apreço, porque sabiam que a petição era da mais elementar justiça.
Mas não foi só esta petição em apreciação, no dia 22 de Julho esteve outra petição promovida pala CGTP-IN e que a Inter-Reformados se empenhou, para que fosse revogado o factor de sustentabilidade e os critérios de actualização das pensões e, mais uma vez, o PS sustentou que fez tudo bem, para salvar a sustentabilidade da Segurança Social.
A CGTP-IN demonstrou que existiam outros caminhos para a sustentabilidade, mas o Governo rejeitou. A CGTP-IN considera estes aspectos fundamentais e não vai desistir deles, para que a protecção social nos seja garantida, com a dignidade que merecemos ter, por isso são temas a colocar na agenda política dos próximos actos eleitorais.



Por - Maria do Carmo Tavares
Editorial do

Setembro de 2009
As boas ideias não têm idade, apenas têm futuro.

sábado, 17 de outubro de 2009

Nova Sede

AVISO
Com equipamento adiquirido pela nossa Associação, outro oferecido por alguns associados e outro pela Câmara Municipal da Covilhã, consideramos que a nossa sede, nesta data, tem as condições minimamente indispensáveis para que os associados da União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo, possam usufruir deste espaço que é nosso, para lazer, actividades ludicas e convívio.
Assim, na sua reunião do passado dia 14, a Direcção, decidiu, em regime experimental, abrir com regularidade a sua sede, na Rua Dr. Gabriel Boavida Castelo Branco, R/C B , ás segundas e quarta-feiras, no horário das 14h00 ás 17h00 horas.
Lá os esperamos, todos os sócios, neste espaço que é nosso.
A Direcção da URPIT


A velhice é o pior dos males, pois ela priva o homem de todos os prazeres deixando-lhe o apetite.
Giacomo Leopardi

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mundo



HÁ MAIS DE MIL MILHÕES DE FAMINTOS



A fome afecta hoje 1,02 mil milhões de pessoas - quase um décimo da população mundial -, segundo relatório da FAO, agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação, divulgado, ontem, em Roma.
"Nenhuma nação está livre e, como sempre, são os países mais pobres - e as populações mais desprotegidas - os que mais sofrem", lamenta Jacques Diouf, director geral da FAO, num relatório elaborado em conjunto com o Programa Mundial Alimentar (PMA) e apresentado dois dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala amanhã.
A maior parte das pessoas desnutridas encontra-se na região Ásia-Pacífico (642 milhões), seguida da África subsaariana (265 milhões), América Latina (53 milhões) e da região que compreende o Oriente Médio e o norte de África (42 milhões). Nos países desenvolvidos, 15 milhões de pessoas sofrem com a fome.
O documento divulgado ontem sublinha que esta tendência já se verificava mesmo antes da crise económica mundial ter levado o número de famintos a ultrapassar a barreira dos mil milhões.
Após os êxitos na luta contra a fome nos anos 1980 e início da década de 1990, o número de desnutridos começou a aumentar em 1995, atingindo 1,02 mil milhões este ano devido ao efeito combinado dos elevados preços da alimentação e à crise financeira mundial, diz a FAO.
"Na luta contra a fome o foco devia ser posto no aumento da produção de alimentação", afirmou Jacques Diouf. "É senso comum (que) devia ser dada prioridade à agricultura, mas o oposto aconteceu", adiantou. Em 1980, 17% do apoio de países doadores foi para o sector agrícola, parcela que desceu para 3,8% em 2006 e só subiu ligeiramente nos últimos três anos, afirmou Diouf numa entrevista à AP Television News.
A FAO, que recebe uma cimeira mundial sobre alimentação no próximo mês, afirma que a produção de alimentos tem de aumentar 70% para nutrir a projectada população de 9,1 mil milhões em 2050. Para alimentarem as respectivas populações, os países pobres vão precisar de 29,8 mil milhões de euros anuais de apoio para a agricultura. Actualmente, esse apoio é de 7,9 mil milhões de dólares.
Segundo a FAO, os pobres residentes em zonas urbanas têm mais dificuldade para enfrentar a recessão mundial, já que a queda nas exportações e a redução do investimento externo directo levaram ao aumento do desemprego urbano. As áreas rurais devem enfrentar o problema que representará o regresso de parte dessa população urbana ao campo.
Diário de Notícias de 16 de Outubro
Quando a miséria entra pela porta a virtude sai pela lanela.



quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Envelhecimento do Corpo Humano - 7



OSSOS

Ao longo da nossa vida, o tecido ósseo é
continuamente destruído e reconstruído,
num processo chamado “turnover ósseo”.

Uma vez que este processo abranda com
o envelhecimento – começando por volta dos 30 anos de idade-
Há uma perda de massa ou densidade óssea.
Isto acontece mais rapidamente nas mulheres,
durante e após da menopausa.
Outrora, a velhice era uma dignidade; hoje, ela é um peso.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Envelhecimento do Corpo Humano - 6


CORAÇÃO
Torna-se mais largo com a idade devido
Ao espessamento das suas paredes, o que pode
dificultar o bombeamento.
As válvulas cardíacas também engrossam,
afectando o fluxo sanguíneo.

Manter o coração em forma através de
exercício físico regular pode ajudar a
atenuar alguns destes efeitos negativos
do envelhecimento.
Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência e da sua fé.

domingo, 4 de outubro de 2009

12º Convívio










Para comemorar o Dia Internacional do Idoso realizou-se, no Jardim Público da Covilhã, o tradicional convívio, organizado pelas Associações de Reformados da Covilhã, Unhais da Serra e Tortosendo.
Foram mais de duzentos os Reformados e Pensionistas, alguns acompanhados por outros familiares, que se juntaram naquele local para comemorar esta efeméride.
Proporcionada pelo Grupo de Cantares a “Lã e a Neve”, da Associação de Reformados da Covilhã, Vítor Costa e seu Acordeão, Grupo de Cantares de Santo Aleixo de Unhais da Serra e Grupo de Danças e Cantares de Vila do Carvalho a animação foi enorme e um baile muito participado manteve-se durante toda a tarde.
Estiveram presentes, como convidados, os dirigentes da Inter Reformados, Mª Filomena Mourão Fonseca e da Confederação de Reformados (MURPI), Casimiro Menezes, que fizeram intervenções alusivas, bem como o dirigente local, Manuel Carrola.
Por fim um lanche oferecido pela organização deixou os convivas com vontade de aparecerem no próximo convívio.
A velhice é a paródia da vida.

sábado, 3 de outubro de 2009

Nacional






Aumentam casas ilegais que acolhem idosos

Particulares colocam utentes a viver em caves e lugares similares, denuncia presidente da ALI
FÁTIMA MARIANO


Mais preocupante do que os lares sem alvará é o recrudescimento de "casas clandestinas" onde os particulares acolhem idosos sem reunirem as mínimas condições para tal, denuncia o presidente da Associação de Lares de Idosos.
João Ferreira de Almeida disse, ao JN, que este é um fenómeno "muito preocupante, que está em explosão de Norte a Sul do país". Tratam-se de pessoas particulares que aceitam acolher em suas casas "um, dois, três ou mais idosos" a troco de uma mensalidade e que, muitas vezes, colocam esses idosos "a viver em caves ou outros locais do género", critica o presidente da ALI (Associação de Lares de Idosos, Casas de Repouso e Assistência Domiciliária).
De acordo com este dirigente, as autoridades policiais e a própria Segurança Social têm conhecimento desta realidade, mas argumentam que não é fácil actuar. "Só podem entrar em casas particulares com autorização do proprietário ou com mandado judicial e este nem sempre é fácil de obter", observa João Ferreira de Almeida.
Este responsável refere ainda que "ninguém sabe quantas são estas casas, em que condições vivem estes idosos, se têm ou não acompanhamento médico", atribuindo às famílias uma quota-parte na responsabilidade deste fenómeno. "Ao deixarem os seus idosos nestes locais, livram-se desta preocupação", acusa.
João Ferreira de Almeida considera que este fenómeno é mais preocupante do que o dos lares sem alvará porque estes últimos "sempre têm um letreiro a publicitar o que são e a maioria até pertence a empresas registadas". Pede maior fiscalização também para combater a "concorrência desleal".
O JN tentou ouvir o presidente do Instituto de Segurança Social (ISS) sobre a problemática dos lares de idosos e estabelecimentos similares, mas Edmundo Martinho não esteve disponível. Fonte da ISS adiantou apenas que em 2008 foram encerrados 75 lares, devido à "deficiências graves".
Em Janeiro de 2008, o Procurador-Geral da República definiu como tendo "especial prioridade", em termos de investigação, os crimes cometidos contra idosos. Questionada pelo JN, a Procuradoria-Geral da República referiu que "não foi constituída nenhuma equipa especial, mas pediu-se a colaboração das Juntas de Freguesia, das Autoridades de Saúde e das Entidades Policiais.


Notícia, hoje, no Jornal de Notícias


Estamos na idade mídia, com cabeças de idade média. Somos uma geração midieval.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Envelhecimento do Corpo Humano - 5


GORDURA
Entre os 25 e 75 anos, de idade,
a gordura corporal aumenta
naturalmente para o dobro,
mas pode ser controlada
com exercício regular e uma dieta saudável.

No entanto, a gordura pode acumular-se
em novos sítios, incluindo o queixo, o
pescoço, abdómen, coxas e nádegas.
As boas ideias não têm idade, apenas têm futuro.