Caros leitores e leitoras, se pretendem conhecer melhor o processo de envelhecimento, as peculiaridades dos sujeitos idosos, suas necessidades e como abordar de maneira séria e eficaz as questões relacionadas à velhice, de maneira transdisciplinar, temos uma recomendação: Mestrado em Gerontologia, na Universidade Portucalense, no Porto, Portugal, com inscrições abertas.
Quanto melhor informados, melhor será a nossa actuação. Lembrem-se: os idosos de hoje precisam ser melhor tratados e os idosos de amanhã seremos nós
O mundo está cada vez mais longevo; vivemos cada vez mais anos, graças a diversos factores que permitem minimizar o envelhecimento dos nossos órgãos e sistemas corporais.
Obviamente que ainda há muito para se fazer pelos nossos velhos e velhas, porém é cada vez mais frequente a divulgação e consciência sobre as carências, necessidades e peculiaridades das pessoas que envelhecem.
Em 2003, havia apenas dois ou três cursos de pós-graduação e/ou de formação especializada no âmbito da Geriatria e Gerontologia em nosso país. Actualmente, temos dezenas deles, promovendo uma melhor preparação daqueles que estão no terreno ou nele pretendem actuar para optimizar a tão propalada e necessária qualidade de vida das idosas e idosos portugueses. Aliás, a Gerontologia deixou de ser apenas uma especialização e passou a ser também uma área de formação superior de 1º ciclo, dando à sociedade portuguesa dezenas de licenciados(as) para cuidarem dos nossos gerontes e supervisionarem os serviços a eles destinados.
Parabéns aos nossos idosos e idosas, a todos e todas que trabalham pelo seu bem-estar amplo e irrestrito, àqueles(as) que se preparam para deles(as) cuidarem e aos familiares que tudo fazem para proporcionar uma velhice melhor aos seus gerontes queridos(as)!
Viva a GrandeIDADE! Muita saúde, paz, alegrias, actividades e satisfação para todas as pessoas idosas. Inteligência, sensibilidade e criatividade aos planeadores e formadores em Gerontologia e Geriatria. Paciência, força, sensibilidade e tolerância aos cuidadores formais e informais, em Portugal e no mundo! Respeito e solidariedade de toda a sociedade, de todas as faixas etárias, pelos nossos velhos e velhas!
publicada por Arthur Moreira da Silva Neto, em GrandeIDADE
Sem comentários:
Enviar um comentário