terça-feira, 30 de junho de 2009

Estatutos


NOTARIADO PORTUGUÊS
CARTÓRIO NOTARIAL DA COVILHÃ
"UNIÃO DE REFORMADOS PENSIONISTAS E IDOSOS
DA FREGUESIA DE TORTOSENDO"
ASSOCIAÇÃO
Certifico narrativamente para efeitos de publicação que por escritura de 12-2-1992, lavrada de fls.80 a fls.81 do livro 48 G deste cartório, a cargo da maria Lic. Maria Salomé Ferro Tavares Alçada Batista, foi feita associação com a denominação União de Reformados ,Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo", com sede na Rua do Terceiro número cinco de polícia freguesia de Tortosendo deste concelho, com duração ilimitada, a qual tem por objecto a constituição de união para organizar os reformados, pensionistas e idosos para a realização da defesa dos seus interesses colectivos.
Os sócios devem pagar as respectivas quotas pontualmente, eleger e ser eleito para os respectivos orgãos desde que se encontrem na situação de reformados, pensionistas e idosos, devendo os mesmos participar nas Assembleias Gerais, elegerem e serem eleitos.
Está conforme o original, no qual nada há em contrário ou além do que se narra ou transcreve.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sociedade


“Mayores”
“Em português dizemos pessoas de idade. Num caso e no outro trata-se de eufemismos para fugir à aborrecida palavra ‘velhos’, que podendo e devendo ser tomada como uma afirmação vital (‘Vivi e estou vivo’), é, com demasiada frequência, lançada à cara do idoso como uma espécie de desqualificação moral. E, contudo (usa-se ainda?) uma resposta definitiva, fulminante, dessas que tapam a boca ao interlocutor: ‘Velhos são os trapos’, respondiam os velhos do meu tempo a quem se atrevesse a chamar-lhes velhos. E continuavam com o seu trabalho, sem darem mais atenção às vozes do mundo. Velhos seriam, claro, mas não inúteis, não incapazes de meter a sovela no lugar certo do sapato ou de guiar a relha do arado com que andasse lavrando. A vida tinha uma coisa má: era dura. E tinha uma coisa boa: era simples.
Hoje continua a ser dura mas perdeu a simplicidade. Talvez tenha sido esta percepção, formulada assim ou doutra maneira, que faz nascer a ideia de criar uma universidade para pessoas de idade em Castlla-La-Mancha, essa que precisamente se chama Universidad para Mayores e de que tenho a honra de ser patrono. Pessoas a quem a idade obrigou a deixarem o seu trabalho, que fazer com elas? Outras em quem a idade fez nascer a curiosidade que até então não se haviam experimentado, que fazer com elas? A resposta não tardou: criar uma universidade para as gerações de cabelos brancos e rugas na cara, um lugar onde pudessem estudar e descobrir mundos do conhecimento ocultos ou mal sabidos. Cada uma dessas pessoas, cada uma dessas mulheres, cada um desses homens, pode dizer quando abra um livro ou escreve a resposta a um questionário: ‘Não me rendi!’. Nesse momento uma aura de juventude rediviva perpassa-lhes o no rosto, em espírito é como se estivessem sentados ao lado dos netos, ou foram eles que se vieram sentar ao lado dos maiores. O conhecimento une cada um consigo mesmo e todos com todos.
Qualquer idade é boa para aprender. Muito do que sei aprendi-o já na idade madura e hoje, com 86 anos, continuo a aprender com o mesmo apetite. Não frequento a Universidade para Mayores Castilla-La-Mancha (lá irei um dia), mas partilho a alegria (diria mesmo a felicidade) dos que lá estudam, esses a quem me dirijo com estas palavras simples: Queridos Colegas.”
in: Blog de Saramago(caderno.josesaramago.org)
----------------------------------------

domingo, 28 de junho de 2009

Direitos e Deveres



CARTA DOS DIREITOS DOS IDOSOS
DIREITO À VIDA – a pessoa idosa tem o direito a viver com dignidade humana, a ser respeitada, a viver em equilíbrio com a natureza e ter um estatuto social especial de protecção.

DIREITO A DIREITOS –a pessoa idosa tem direitos sociais, políticos, culturais e económicos.

DIREITO A HABITAÇÃO – a pessoa idosa tem o direito a escolher o local de residência, que deve possuir condições de higiene e habitabilidade adaptados à sua condição física e mental; quando as condições de vida e saúde não permitam, deve ser assegurado pela Segurança Social o acesso a um lar residencial.

DIREITO A PENSÃO – a pessoa idosa tem o direito de receber da Segurança Social uma prestação social, igual para os géneros, cujo valor estabelecido para o limiar da pobreza, que lhe garanta a autonomia financeira e o acesso à aquisição de bens essenciais; tem direito a todas as prestações sociais quando a sua existência depende de terceiros.

DIREITO À SAÚDE – a pessoa idosa tem direito à promoção de saúde, prevenção e tratamento adequados à sua condição de doença; em caso de doença crónica deve ter acesso a medidas específicas de prevenção de recaídas e acesso gratuito à medicação e cuidados especiais; a pessoa tem o direito à auto determinação em relação ao plano terapêutico médico estabelecido.

DIREITO À PROTEÇÃO – a pessoa idosa tem o direito à protecção e segurança física, e em especial nas situações de conflito armado e catástrofes naturais.

DIREITO À MOBILIDADE – a pessoa idosa tem direito à garantia de acesso facilitado aos meios de mobilidade; gratuidade em situações de urgência e na doença.

DIREITO À CULTURA – a pessoa idosa tem o direito ao lazer, a todas as expressões culturais, o direito a aprender, o acesso livre à informação e a faculdade de exercer uma actividade cultural.

DIREITO Á CIDADANIA – a pessoa idosa tem direito à auto determinação na afirmação das suas opções políticas e religiosas, não podendo ser condicionada em nenhuma circunstância; tem o direito de livre associação e pertença à organização associativa de idosos.

DIREITO À FAMILIA – a pessoa idosa tem o direito de ser acarinhada pela sociedade e em particular pelas várias gerações da sua família.

DIREITO À JUSTIÇA – a pessoa idosa tem acesso gratuito a recorrer aos Serviços da Justiça na defesa dos seus direitos constitucionais e patrimoniais.

Lisboa, 22 de Fevereiro de 2009

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS REFORMADOS PENSIONISTAS E IDOSOS.

sábado, 27 de junho de 2009

Acções



----------------------------------
VI CONGRESSO DO MURPI

NOVO RUMO
Uma força social importante em número e na afirmação dos ideais de Abril, eis como perto de sei s centenas de reformados, pensionistas e idosos, provenientes dos mais variados pontos do País, Porto, Castelo Branco, Ribatejo, Oeste, Lisboa, Setúbal, Alentejo, Algarve e Madeira, convergiram na Torre da Marinha, no Seixal, para reafirmarem a sua disposição de continuar a luta pela defesa dos seus direitos.
O acontecimento foi a realização do VI Congresso do MURPI, sob o lema “Novo Rumo” na defesa dos Direitos dos Reformados/reforçar o MURPI.
Foi uma manifestação de empenho e determinação para prosseguir a luta, que ao longo de décadas da História do MURPI, constitui a marca que a distingue das restantes forças sociais de reformados.
Velhos são os problemas, as baixas pensões, perda do poder de compra, carência em equipamentos sociais, e a saúde cada vez mais cara e distante, que estão no centro das nossas preocupações, e que ao longo destes últimos 32 anos governo após governo, ora do PS ora do PSD aliado ao CDS, não só os agravam, como têm a desfaçatez de repetirem em todos os actos eleitorais os seus propósitos de melhorar a sorte dos reformados, e a hipocrisia de manifestarem a sus indignação.
Quatro anos volvidos deste Governo do PS, verificamos que a grave crise económica e social que flagela milhares de reformados é resultante da política de direita contra os reformados e representa um profundo retrocesso nos direitos conquistados em Abril.
Este Governo, que procura desculpabilizar-se com a crise internacional, foi o responsável pela ofensiva contra os reformados, pensionistas e idosos, iniciada em 2006 e aplaudida pelas forças do capital com leis que agravam os valores das pensões actuais e futuras, por fazer depender os seus valores de crescimento económico, e também pela penalização dos trabalhadores com a aplicação do factor de sustentabilidade no momento de passarem à reforma, e tudo isto porque a esperança média de vida aumentou.
Na realidade, este Governo revela verdadeira insensibilidade social e profundo desprezo pelo futuro dos portugueses, como o provam as medidas tomadas ao longo destes quatro anos.
Como afirmámos no nosso documento – programa de acção é este Governo do PS que prometeu retirar 300 mil idosos da pobreza, quando na prática agravou a situação de um milhão e duzentos mil pensionistas que vivem com pensões cujos valores são inferiores ao limiar da pobreza.
O momento eleitoral que neste ano atravessamos deve servir para continuar a luta contra a política de direita, para penalizar quem agravou a situação dos reformados, pensionistas e idosos, impondo-lhes mais sacrifícios para, em contrapartida, beneficiar os lucros dos bancos e grandes grupos económicos.
Com a realização do VI Congresso do MURPI, queremos dar novos passos no reforço da organização do MURPI, reforçamos os alicerces da sua unidade e coesão na defesa dos direitos dos reformados, pensionistas e idosos.
O MURPI, assume como objectivo afirmar os reformados como uma força social que não abdica de envelhecer com direitos e garantir a defesa dos seus direitos específicos.
Esta é a afirmação de continuar a luta até a vitória!

Junho de 2009

Editorial de: “A VOZ DOS REFORMADOS”
------------------------------------

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Transportes

UM PEDIDO À EMPRESA DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS, JOALTO,QUE TEM A CONCESSÃO DO EXPRESSO – GUARDA / LISBOA

Causou profunda consternação a notícia, triste notícia, a correr entre os utilizadores do Expresso, e único, que faz a sua passagem pelo Tortosendo, há mais de duas décadas, vai ser extinta no final do mês Junho/2009. Não acreditámos.
Para nós não será mais uma brincadeira de mau gosto? A empresa não deixaria de considerar o prejuízo temporal e material de quem entra na paragem de Tortosendo há muitos anos.
Contudo, admitindo que são realidades o que supomos sejam boatos, e não vimos contestar as razões que a tal conduziram, que serão legítimas, os abaixo assinados vêm apelar à Administração da Empresa um tempo de reflexão, a fim de reconsiderar a decisão e manter a paragem a que o Tortosendo já se habituou há cerca de duas dezenas de anos.
Esperando ver atendida esta nossa pretensão, é com a maior consideração que nos subscrevemos.



Pela União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo



Tortosendo,17 de Junho de 2009



Nota: Este texto está em abaixo-assinado dê o seu contributo assinando.

domingo, 21 de junho de 2009

Actualidade



Imagem:A.Anacleto
-------------------------------------
Nova Sede Social

Após realização das obras de melhoramento, cumpriu-se na tarde de ontem, dia 20 de Junho, a promessa feita pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, da entrega á nossa Associação das instalações da nova Sede Social.
Durante o acto solene, foi assinado o protocolo de cedência e as entidades envolvidas, fizeram intervenções públicas relacionadas com este dia histórico para a União de Reformados de Tortosendo.
Carlos Pinto, Presidente da edilidade Covilhanense, destacou as boas condições da nova sede da Associação de Reformados, mas reconheceu que a mesma carece de meios materiais e logísticos para um melhor desempenho das suas funções. Solicitou aquele autarca à direcção da instituição, um inventário de carências para que a Câmara Municipal colabore com a oferta de alguns desses meios.
Reconheceu também, que este espaço que agora se abre, já vinha sendo solicitado há alguns anos por alguns dirigentes da União de Reformados, e também por Luís Garra, Presidente da Direcção do Sindicato Têxtil da Beira Baixa.
Após a assinatura do protocolo e respectivos discursos, seguiu-se um Porto de Honra, nas novas instalações, que foram pequenas para acolher as largas dezenas de pessoas que se quiseram associar a este acto histórico.
-----------------------------------

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Efemérides



--------------------------
17º Aniversário da Nossa Associação

As imagens reproduzidas, referem-se ao 17º aniversário da nossa Associação, realizado no passado dia 14 de Fevereiro do corrente ano, na Escola EB2,3.
A animação e o convívio, durante a tarde daquele dia, foi uma constante com um espectáculo musical e um beberete.
------------------------------------------------

Histórico

Relação dos Membros Fundadores
No dia 12 de Fevereiro do ano de 1992, no Cartório Notarial da Covilhã estiveram presentes, como outorgantes, para fundar a União de Reformados de Tortosendo, os seguintes elementos fundadores:

Alfredo Dias Folgado
Mário Ferreira Venâncio
Manuel de Almeida Francês Serafim
José Gomes da Silva
Alfredo Craveiro de Matos
Júlio Gomes Mariano
Amália de Ascensão Meireles
José Fernandes Mendes
Maria Irene da Paula Afonso
José Gomes Rodrigues
António Ferreira da Silva
Joaquim Rodrigues Pinheiro
Mário Gomes Pombo
Lino Barata Miguéns da Fonseca
Maria de Lurdes Carapito
José Silvestre
José Quintela

Convite

Convite
A Junta de Freguesia de Tortosendo, emanou um convite à população, relacionado com as cerimónias de inaugurações que se vão realizar na freguesia no próximo sábado dia 20, no qual consta a entrega das instalações para a nova sede da nossa colectividade.
Clik na imagem para consultar.
-----------------------------------------------------------

domingo, 14 de junho de 2009

Lazer

FESTA/CONVÍVIO DO PIQUENICÃO 2009

A Direcção da União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo, comunica aos seus Associados que a festa anual e convívio do Piquenicão, das Organizações de Reformados de todo o país, vai realizar-se no próximo dia 21 de Junho (domingo) em Mora, (Alentejo).
Informamos que temos 51 (Cinquenta e um) lugares disponíveis, sendo o preço por pessoa de 10,00 € (Dez euros).
Os sócios interessados podem fazer as suas inscrições, no máximo de 2 (duas) por sócio, na União de Reformados de Tortosendo, no dia 28 de Maio a partir das 14,00 horas.
Daremos mais informações aos sócios que as solicitarem.
As refeições e demais despesas, são da responsabilidade dos participantes.

Tortosendo, 15 de Maio de 2009
A Direcção

---------------------------------------
Clik nas Imagens para Ampliar

Lazer

PASSEIO CONVIVIO 2009
PRAIA VIEIRA DE LEIRIA
********************************
A Direcção da União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo, vai organizar um passeio convívio à Praia de Vieira de Leiria, no próximo dia 09 de Julho, com saída de Tortosendo ás 07h00 (sete horas).
Informamos os nossos associados que são permitidas 2 (duas) inscrições por casal e que as marcações podem ser feitas a partir das 14,00 (catorze horas) do próximo dia 26 de Junho, na nova sede da nossa Associação, Rua Dr. Gabriel Boavida Castelo Branco.
O preço por pessoa foi fixado em €10,00 (dez euros) que serão cobrados no acto da inscrição.
Este passeio convívio tem o apoio da Junta de Freguesia de Tortosendo.
As refeições e demais despesas são da responsabilidade dos participantes.

Tortosendo, 18 de Junho de 2009
A Direcção

Inauguração da Nova Sede

Informação e Convite

A União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo, informa os estimados sócios que, no próximo dia 20 do corrente mês de Junho, pelas 18,30 horas se vai proceder á entrega, pela Câmara Municipal da Covilhã, na pessoa do seu presidente, Senhor Carlos Pinto, da nova sede desta Associação, situada na Rua Dr. Gabriel Boavida Castelo Branco (Bloco FFH).
Para a cerimónia do acto de entrega da nova sede, os Órgãos Sociais da nossa Instituição, convidam todos os nossos Associados, Associações Sociais, de Recreio e Desportivas da nossa freguesia a estarem presentes neste momento de grande importância que, certamente, vai contribuir para dar mais condições e dinamismo aos actuais e futuros Reformados e Pensionistas da nossa freguesia, para lutarem pelo seu bem estar e melhores condições de vida.

Tortosendo, 08 de Junho de 2009
A Direcção
-----------------------------------------------------

sábado, 13 de junho de 2009

Convite

Vamos ter a “Nossa Casa”...

Após uma década de espera, vamos ter a “nossa casa”! É um espaço disponibilizado pela Câmara Municipal da Covilhã, na Rua Dr. Gabriel Boavida Castelo Branco no edifício do Fundo de Fomento Habitação, junto ao mercado do Tortosendo, o qual nos vai proporcionar melhores condições para desenvolver mais actividades sociais e culturais em prol dos nossos associados.
A nossa instituição teve estatutos aprovados a 12 de Fevereiro de 1992 e desde essa data que sonhávamos ter uma sede própria, mas só agora foi possível concretizar esse sonho. Durante estes longos anos, funcionámos em salas cedidas pelas direcções do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, na delegação de Tortosendo. Por esse motivo, a nossa instituição, jamais esquecerá a generosidade daquele órgão representativo dos trabalhadores pela boa vontade da acção prestada.
Assim, no próximo sábado dia 20, pelas 18h30m, estaremos em festa, para a assinatura do protocolo de cedência e recebermos as chaves das instalações, por parte dos responsáveis autárquicos da Câmara da Covilhã.
Nesse sentido, a Direcção da União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia do Tortosendo, convida todos os associados e população em geral, a juntarem-se a este acto, que vai ter pergaminhos históricos para a nossa colectividade.
----------------------------------

Nota de Abertura

A União de Reformados, Pensionistas e Idosos de Tortosendo, (URPI) com a criação deste BLOG, abre um espaço necessário e indispensável nos tempos que correm.

Neste espaço online, a temática dos assuntos nele abordados, incidirão essencialmente para questões que dizem respeito á classe dos Reformados, Pensionistas e Idosos.

Sendo uma Associação de classe localizada na Freguesia de Tortosendo, será óbvio, que nos inclinemos mais sobre as nossas actividades e a vida própria da Associação. No entanto, não invalida que, quando acharmos conveniente, abordaremos questões de outra natureza, seja ela Local, Regional, Nacional ou até mesmo Internacional.

Decerto, que vamos contar com a visita e colaboração de todos, reformados ou candidatos a reformados, para levar por diante este projecto que, certamente, vai contribuir para o esclarecimento e formação de uma classe, onde a maioria tem reformas e pensões que não lhes dá para viver com dignidade, mas que mereciam condignamente esse direito.

A Direcção da União de Reformados de Tortosendo.