sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Saúde


Envelhecer com saúde
Estar horas sentado nos bancos do jardim, estar sentado no sofá a aguardar a hora da refeição, sentar nas cadeiras dos cafés à espera que o tempo passe, são algumas das situações que deparamos todos os dias nas vilas e cidades do nosso país!
Perguntamos, onde está o espaço e o tempo para alguma actividade física?
Está hoje amplamente reconhecido o valor da actividade física sobre a saúde da população em geral e nos idosos em particular; as sua repercussões fazem-se sentir nos domínios físico, social e psicológico, para já não falar na prevenção e tratamento de muitas doenças como as cardiovasculares, diabetes e reumatológicas.

Porque não praticamos actividade física?
Em Portugal, as pessoas não são incentivadas desde a infância a praticar actividade física, e por este motivo encontramos pessoas que chegados à idade de 50 anos para diante nunca praticam qualquer actividade física.
A vida moderna com o stress, a pressa em cumprir tarefas, o convite a deslocar-se de automóvel para curtas distâncias e a tentação de ficar sentado diante dum televisor, opôs um dia de fadiga, constituem algumas das razões porque não se pratica actividade física, ao contrário do que se passava com os nossos avós que eram muito mais activos e não tinham tantas comodidades ao seu dispor, como na actualidade.
Se não exercitamos o nosso organismo este atrofia-se e ficamos mais doentes e presos à cama.

Quais as vantagens?
Ao realizar exercício físico exercitamos a nossa musculatura, fazendo-a contrair, além de aumentarmos a temperatura corporal, as frequências respiratória e cardíaca.
Para além destas modificações no funcionamento dos nossos órgãos, outros benefícios existem como a diminuição da ansiedade e depressão, melhoria da auto-estima, melhoria da qualidade do sono, maior predisposição e aptidão para a realização das actividades diárias, aumento da capacidade de concentração e atenção, mudança significativa no humor e melhoria da reinserção social. Cada pessoa irá perceber ao longo da vida, com a prática de exercício físico, as mudanças ocorridas no seu corpo e mente, bem como, no aspecto social afectivo.
Pela actividade física recomendada procuram-se os seguintes objectivos:
-Melhorar a capacidade cardiovascular;
-Aumentar a flexibilidade articular;
-Desenvolver a força muscular;
-Treinar o equilíbrio e coordenação motora;
-Fortificar a memória.
Agora, só você poderá decidir se que eles façam parte dos seus hábitos de vida!!!
Se não gosta de correr, que tal caminhar, nadar, pedalar ou simplesmente dançar? Se não gosta de realizar exercícios com pesos, que tal lavar o carro ou limpar o jardim?
O Importante á sempre fazer o que se gosta, andar ou correr, qualquer exercício é bom, particularmente se associado a uma alimentação saudável e equilibrada.
Não se esqueça que a actividade física para fazer bem ao nosso organismo deve ser frequente, no mínimo três vezes por semana e com intensidade adequada.

Casimiro Menezes
médico
O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo.Honoré de Balzac

Sem comentários:

Enviar um comentário