segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Saude Visual


TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA ACUIDADE VISUAL
O avanço cirúrgico no mundo e em Portugal é uma das faces mais visíveis da tecnologia aplicada à saúde. Conheça as mais avançadas técnicas cirúrgicas oftalmológicas de extracção da miopia, do astigmatismo e da catarata, do Institutocuf.
A evolução tecnológica das técnicas cirúrgicas em oftalmologia é constante devido aos avanços informáticos, ao interesse das empresas produtoras dos materiais envolvidos e á realização regular de congressos da especialidade, explica Castro Neves, especialista em cirurgia refractiva do institutocuf.
No âmbito imagiológico, mais relacionado com a retina, “está disponível um protótipo do OCT, um aparelho que faz a leitura das camadas da retina e que só agora está a começar a ser comercializado”. Segundo afirma, o OCT revela-se uma mais-valia ao nível da análise profunda e global da retina, com o recurso a uma tomografia de coerência óptica. “É como se fosse uma TAC, mas tem uma estrutura finíssima, lê macroscopicamente as camadas da retina.

Cirurgia refractiva
“de última geração”
Os avanços tecnológicos verificaram-se na correcção da miopia e do astigmatismo que se realiza através de cirurgias com laser de última geração, acrescenta Castro Neves, Esta tecnologia faz uma escultura da superfície da córnea que visa corrigir a graduação planeada para cada doente. “A tecnologia veio permitir seleccionar os doentes que poderão ser intervencionados com sucesso. “Contrariamente ao que sucedia há dez ou quinze anos, actualmente seleccionamos muito mais apuradamente os casos, pois temos aparelhos sofisticados que nos dão resultados estatísticos, por exemplo, sobre a morfologia do olho”, justifica o cirurgião. Pesquisaram-se dois tipos de situações que não podem ser alvo de cirurgias. São elas o cratocone e a degenerescência marginal plúcida da córnea.

Recuperação
pós-operatória

da cirurgia refractiva
A recuperação da cirurgia à miopia é célere, muito embora não deva haver “facilitismos nem abusos”, realça Castro Neves. Afirma que, no dia seguinte, o paciente já pode ter um quotidiano normal, mas “não deve mexer nos olhos nem aproximar-se de tóxicos. Quem trabalha com computadores deve usar lágrimas artificiais pois a lubrificação dos olhos é fundamental.”
Após a cirurgia, o doente deve ser analisado nos três ou quatro primeiros dias, após uma semana e passado um mês. no fim de um ano, deve consultar o especialista, passando a ser analisado posteriormente de dois em dois anos. “Isto porque um olho míope tem características diferentes de um normal ao nível da retina e dimensão. Pode corrigir-se a sua miopia, mas convém vigiar, pois a retina fica mais frágil.”

Avanços na cirurgia
da catarata
A cirurgia de remoção da catarata realiza-se actualmente também com o recurso às técnicas mais avançadas comprovadas. “O Ozil é disso exemplo. È uma técnica que se está a disseminar por Portugal. Consiste numa cirurgia com ultrasons – emissões de ultrasons – com uma agulha que vibra longitudinalmente, para destruir e liquidificar a catarata (facoemulsificação), define o especialista. O objectivo desta técnica é tornar líquida a parte da catarata, para que possa ser removida evitando a abertura do olho para a sua extracção, característica das primeiras cirurgias. A facoemulsificação progrediu nos últimos três anos, “porque a agulha ultrasónica em vez de abordar o material opaco – a catarata – com movimentos longitudinais, fá-lo com movimentos rotacionais, o que tornou a cirurgia mais segura”, avança.
In: Jornal Centro de Saúde: Dezembro de 2009

sábado, 23 de janeiro de 2010

Saúde Visual


Tal como foi amplamente divulgado, decorreu hoje, na nossa Associação, a 2ª sessão do Rastreio Visual levado a efeito pela Óptica Médica, Novolhar de Tortosendo.
Nas duas sessões realizadas, respectivamente em 16 e 23 do corrente mês, foram examinadas 36 pessoas.
Aos seus participantes, este Rastreio Visual, deu resultados que de uma forma "surpreendeu" alguns para a necessidade de cuidarem da sua visão e consequentemente de seus olhos e deixou outros satisfeitos com sua saúde visual.
A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo, ao colaborar neste rastreio com a Clínica NOVOLHAR, a quem agradece a qualidade do serviço feito nestas duas sessões, entende que prestou, com esta iniciativa, um bom serviço social aos sócios e à população em geral e congratula-se com resultados obtidos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ginástica de Manutenção


União de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo
Rua Dr.Gabriel Boavida Castelo Branco, Bloco FFH r/c -B
6200 -749 TORTOSENDO
AVISO
A Direcção da União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo, convida os sócios interessados em praticar Ginástica de Manutenção para se dirigirem, até ao próximo dia 01 de Fevereiro, à sede da Associação, ou a dirigentes da mesma, para obterem informações sobre as condições que foram propostas, pela Direcção do Unidos Futebol Clube Tortosendo, à nossa Associação.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Acção civica


Intervenção de José Varandas, em nome da Inter-Reformados de Castelo Branco, no 6º Congresso da União de Sindicatos de Castelo Branco - CGTP-IN


Camaradas
A Inter-Reformados é a organização específica dos Reformados, Pensionistas, Idosos e Aposentados que no âmbito da USCB, coordena e orienta a actividade da organização de reformados no Distrito de Castelo Branco de acordo com os seus regulamentos e as orientações da Direcção da União dos Sindicatos.
A Direcção Distrital da Inter-Reformados ligados ao MURPI, que, com elas tem desenvolvido uma grande cooperação para as actividades conjuntas quer sejam de âmbito cultural ou na luta por melhores pensões, melhores cuidados de saúde e outros.
A Direcção Distrital da Inter-Reformados participou em todas as iniciativas e jornadas de luta marcadas pela USCB e CGTP – IN que elas fossem de âmbito Distrital o Nacional.
A Inter-Reformados repudia os miseráveis aumentos nas pensões de reforma que o Governo anunciou para este ano; repudia a aplicação dos Indexantes dos Apoios Sociais (IAS) nas pensões e prestações sociais, para isso, exigimos que o Governo revogue esta Lei e que as pensões mínimas se aproximem do salário mínimo nacional.
Concordamos com a jornada de luta do dia 27 de Fevereiro que está em discussão neste Congresso.

Pela revogação dos Indexantes dos Apoios Sociais
Pela Melhoria das Pensões de Reforma.
Contra o encerramento das empresas e contra o Desemprego.
Por uma Vida Melhor.


VIVA O 6º CONGRESSO DA USCB
VIVAM OS REFORMADOS
VIVAM OS TRABALHADORES
VIVA A CGTP-IN

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Exclusão Social e a Pobreza


O conceito de exclusão social é relativamente recente entre nós e a sua abordagem apresenta dificuldades, dada a fluidez com que o discurso é difundido, principalmente nos meios políticos e intelectuais.A exclusão social surge com o agravamento das desigualdades, quer sociais quer materiais, entre os indivíduos que reúnem os seus recursos no sentido de uma participação social plena e aqueles que, por falta desses mesmos recursos, se encontram incapacitados para o fazer.Para o estado de exclusão contribuem fenómenos sociais tais como, entre outros, a pobreza, o desemprego e a discriminação em todas as suas vertentes. Todos os indivíduos excluídos sofrem um processo crescente de rejeição que culminará na interiorização de um sentimento de auto-exclusão.Os conceitos de exclusão e de pobreza convivem e reforçam-se mutuamente, dado que um indivíduo excluído do mercado de trabalho, inevitavelmente, gera pobreza e esta, por sua vez, impede o acesso a bens ou serviços.Os processo de exclusão e de pobreza traduzem-se na acumulação de várias deficiências e resultam de políticas menos conseguidas nas áreas sociais e económicas, em consequência, nomeadamente, das baixas reformas e pensões, da sua integração em agregados familiares de fracos rendimentos, de acentuadas diferenças salariais e da forte exploração a que são sujeitos por parte das entidades empregadoras.
Simão Sanches

sábado, 16 de janeiro de 2010

RASTREIO VISUAL




Decorreu hoje, na sede da nossa Associação, tal como foi amplamente divulgado, o Rastreio Visual levado a cabo pela clínica NOVOLHAR.
A adesão de pessoas interessadas foi significativa e dos testesmunhos registados concluímos que foi uma iniciativa útil e proveitosa.
No próximo sábado, dia 23, será feita mais uma sessão.
Para os interessados, sócios ou não, deixamos o convite para aproveitarem esta oportunidade de examinarem a saúde dos olhos neste RASTREIO oferecido pela Clinica NOVOLHAR, sediada no Bairro do Cabeço, propriedade de um jovem casal desta freguesia.

Direitos



MELHORES PENSÕES E MAIS SAÚDE
A Concentração de 26 de Novembro de 2009
O caminho da luta - A resposta necessária
No passado dia 26 de Novembro, com o objectivo de lutar por "Melhores Pensões e Mais Saúde", concretizou-se uma concentração de Reformados, Pensionistas e Aposentados junto à Assembleia da República. Concentração esta que teve a presença de mais de 1200 participantes de todo o País, que aprovaram uma Moção e a carta Reivindicativa da Inter-Reformados entregue aos grupos parlamentares da Assembleia da República que, em síntese, se transcreve.
A Inter-Reformados da CGTP-IN considera que a ausência de uma política global integrada que possa dar respostas sociais adequadadas às necessidades resultantes do envelhecimento da população e do aumento das pessoas dependentes constitui uma das mais graves lacunas nas políticas dirigidas à população idosa.
Em Portugal após o 25 de Abril de 1974 houve decerto importantes melhorias da situação económica e social dos reformados e dos idosos. Podemos referir que as suas condições materias de vida e o seu estatuto social progrediram: a segurança social universalizou-se, as pensões sobretudo mínimas, melhoraram; foram consagrados direitos específicos destinados à populaçãoidosa; desenvolveram-se equipamentos e serviços sociais; houve progressos no domínio da saúde, como o espelha o aumento da esperança de vida; melhorou a mobilidade dos reformadose idosos, sobretudo nas áresa urbanas.
Mas estas melhorias não são suficientes do ponto de vista dos desafios que o envelhecimento ea a dependêcia, que lhe está associada, implicam.
Persistem, porém, insuficiências e lacunas e há falta de respostas adequadas em diversas áresas.
As pessoas idosas continuam a ser um dos grupos sociais com maior vulnerabilidade à pobreza; a falta de equipamentos e serviços sociais mantém-se aguda em diversas regiões do país.
Houve mesmo retrocessos. É o caso de reformas feitas na segurança social, que no no sector privado quer na Administração Pública, que irão determinar perdas significativas nos valores das pensões do futuro. Relevam-se como mais graves as mudanças introduzidas nas pensões, como a alteração das regras de cálculo, em particular a introdução do chamado Factor de Sustentabilidade, e a modificação das normas de actualização das pensões, que se traduzem na diminuição das mesmas.
ASSIM HÁ QUE:
* Definir uma política integrada para a população reformada e idosa
* Valorizar a Defesa das Pensões;
* Alterar as Regras de Actualização das Pensões;
* Revogar o Factor de Sustentabilidade;
* Responder aos problemas das pessoas idosas dependentes;
* Efectivação do direito à saúde;
* Criação de serviços de geriatria nos Centros de Saúde e nos Hospitais Centrais e equiparados;
* Aumento das comparticipações nos medicamentos;
* Actualização do valor das comparticipações para próteses;
* Alargamento da lista de doenças crónicas e gratuitidade dos medicamentos correspondentes;
* Alargamento da prescrição de genérico














quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Convite


NOVOLHAR Óptica Médica
Av. Viriato – Bairro do Cabeço
TORTOSENDO 620


Programa de Rastreio Visual


A União de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Tortosendo, em colaboração com a NOVOLHAR Óptica Médica, vai levar a efeito nos dias 16 e 23 de Janeiro de 2010, (Sábados) a partir das 14,00 horas, um Rastreio Visual.
Este programa destina-se prioritariamente aos sócios da Associação, havendo no entanto a possibilidade de ser extensivo à restante população.
Para o efeito e por motivos de organização solicita-se aos interessados que se inscrevam na sede da União de Reformados.
Tortosendo, Janeiro de 2010

Email: urpitortosendo@yahoo.com.br
www.reformadostortosendo.blogspot.com