quarta-feira, 23 de junho de 2010

Causas e Direitos


O Movimento Unitário de Reformados

No Concelho da Covilhã existe uma importante tradição associativa dos reformados, traduzindo-se no regular funcionamento de três Associações (Covilhã, Tortosendo e Unhais da Serra). É significativa a participação dos reformados na actividade do Movimento Sindical e do Movimento Associativo e Popular.
O Movimento Unitário de Reformados tem um papel importante na dinamização da luta em defesa de uma política de maior justiça social que respeite e defenda as conquistas de Abril.

Caracterização social e económica dos Reformados

Por falta de sensibilidade e ausência de medidas que visem melhorar a vida dos Idosos, Reformados e Pensionistas este governo, com o apoio de alguns Partidos, intensifica uma ofensiva, atacando os direitos dos reformados conquistados com a revolução de Abril.
A acção deste Governo em relação aos reformados, pensionistas e idosos tem-se pautado não só pelo incumprimento dos direitos consagrados na constituição, como pelo agravamento das suas condições de vida, nomeadamente com a permanente desvalorização das reformas e pensões e os aumentos dos preços da alimentação, medicamentos, energia e transportes, e por outro lado há uma crescente limitação aos direitos de participação social, política e cultural. O valor médio das pensões e reformas é muito baixo e no nosso concelho verificam-se valores abaixo da média nacional, devido aos baixos salários praticados. O ataque à segurança social é forte com uma clara tentativa de privatizar um direito fundamental para o apoio e assistência universal aos trabalhadores.

A pretexto da crise em que o sistema capitalista está confrontado, o Governo, faz pagar a factura aos mesmos de sempre, aos trabalhadores e reformados, enquanto mantém invioláveis as mordomias dos grandes Grupos económicos. Enquanto os trabalhadores reformados são confrontados com o agravamento e degradação da sua condição de vida, a banca, o sector especulativo e bolsista apresentam diariamente milhões de euros de lucro.
A assistência aos Idosos é mercantilizada tendo como consequência que cada vez mais idosos ficam desprotegidos, isolados ou constituem um pesado “fardo” para as sua famílias.
Temos direito a uma velhice com mais dignidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário