A ARPICA e o Centro de Convívio 5 aldeias de Bugalhos (CC5B) - 3ª Idade em Movimento, núcleo da mesma, promoveram, nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, uma sessão de esclarecimento na freguesia de Bugalhos, concelho de Alcanena, que contou com o apoio da GNR de Alcanena. A divulgação e promoção desta ação teve o apoio incondicional da Junta de Freguesia de Bugalhos e da Câmara Municipal de Alcanena. É também de .louvar e agradecer aos voluntários do CC5B, pois são eles a estrutura de onde assenta o centro de convívio. O fato da direção desta organização ser bastante jovem, propicia a que o CC5B seja muito ativo neste tipo de ações.
Apesar de estar destinado aos idosos, o Centro de Convívio 5 aldeias de Bugalhos orgulha-se de ter recebido todas as faixas etárias da população. Para ajudar a população mais idosa é preciso contar com todos os membros da família e inclusive os vizinhos mais próximos.
Os temas abordados pelo Sr. Comandante da GNR focaram, principalmente, duas vertentes: o que fazer quando o "amigo do alheio" nos bate à porta e como o prevenir.
Previna-se
Desconfie de pessoas que não conhece e se apresentem bem vestidas e, sobretudo, não lhes forneça qualquer informação. se essas pessoas se apresentarem como funcionários da água, luz,CTT, Segurança Social ou do Banco, peça a sua identificação. Os funcionários destes serviços são pessoas que conhece e andam sempre identificados, verifique o seu nome e fotografia. se mesmo assim tem dúvidas, não os deixe entrar.
Não traga muito dinheiro consigo. Seja discreto nos objectos de valor ou, até mesmo, evite o seu uso. Se vai frequentar zonas mais concorridas, adote formas mais seguras de transportar carteiras de bolso e carteirtas de mão. Coloque a carteira no bolso da frente em vez de a colocar atrás, utilize malas a tiracolo, etc.
Se estiver sozinho em casa, não deixe que se apercebam. tenha a televisão ou um rádio ligado, uma luz acesa numa divisão diferente da casa onde costuma estar mais.
Mantenha sempre os números de emergência junto do seu telefone: Números de telefone da GNR, dos Bombeiros da sua localidade, 112 e de familiares mais próximos.
O "amigo do alheio" bateu-lhe à porta
Se um indivíduo bem falante, bem vestido e cativante se apresentar como familiar, amigo ou funcionário da Segurança Social, CTT, Banco ou Médico, pretende trocar dinheiro porque as notas perderam a validade, substituir o multibanco, pedir dinheiro, entregar uma encomenda, ou oferecer uma recompensa, desconfie. Tente identificar a pessoa pela idade, altura, sexo,etnia, cor do cabelo, cor dos olhos, se tem bigode, barba, óculos, tatuagens, marcas de nascença, piercinsgs, alguma deficiência, memorize também a roupa que vestia.
Mantenha-se contactável
Um último conselho para vossa própria segurança: Mantenha-se contactável, informe o seu vizinho ou familiar mais próximo da sua situação - se vai sair, se está doente, se vai receber visitas.
Faça-o através de um simples telefonema ou aproveite e faça uma caminhada e vá visitar a pessoa que mora a seu lado. Com esta ação dá a conhecer o seu estado e fica a conhecer o seu vizinho e, ao mesmo tempo, convive e pratica uma actividade saudável.
Por: Patrícia Colaço
In: "A Voz dos Reformados"
Sem comentários:
Enviar um comentário