sábado, 19 de abril de 2014

ABRIL É O FUTURO




ABRIL É O FUTURO
Conquistas da Revolução foi a designação que escolhemos para a nossa Associão.
Opção feita quando soubemos que não nos era permitido utilizar a designação que todos desejávamos - Associação Vasco Gonçalves - e porque, para nós, o nome do Companheiro Vasco é sinónimo de Conquistas da Revolução, tão estreita é a sua ligação ao 25 de Abril de 74 e ao processo revolucionário que se lhe seguiu.

É desse dia inicial e desse processo que, este ano, comemoramos o 40.0 aniversário.

Fazemo-lo sem quaisquer saudosismos passadistas, antes com os s bem assentes no presente e com os olhos postos no futuro.

Comemorar Abril é, para nós, recordar um processo que, com as suas conquistas económicas, sociais, políticas, culturais - definidoras da mais avançada democracia alguma vez existente em Portugal  nos mostrou que «sim, é possível», e que, por isso, se mantém vivo na nossa memória, como referencial maior das nossas lutas de todos os dias.

Comemorar Abril é, para nós, sublinhar o profundo significado das Conquistas da nossa Revolução: as liberdades democráticas - liberdade de reunião, de manifestação, de criação de partidos poticos, de imprensa e de expressão de pensamento; liberdade sindical - conquistadas pelo seu exercício por parte do povo nas ruas; a justiça social: o estabelecimento imediato do salário mínimo nacional, do aumento das pensões de reforma e invalidez  e do abono de família; o aumento dos salários e o congelamento das remunerações superiores a 7 500 escudos; a generalização do direito a rias pagas; o congelamento dos preços e rendas dos prédios urbanos; o direito ao emprego com direitos; o direito à saúde, à educação, etc., etc.

Comemorar Abril é, para nós, olhar com olhos de futuro para as grandes Conquistas que transformaram profunda e positivamente o nosso país: as nacionalizações o poder local democrático, a descolonização  e  aquela que foi a mais bela de todas as Conquistas da Revolução: a Reforma Agrária.

Comemorar Abril é, para nós, saudar a Constituição da Reblica Portuguesa que, consagrando todas as conquistas alcançadas é, ela própria uma Conquista da Revolução.

Por isso, comemoramos Abril fazendo das suas Conquistas bandeiras de luta para derrotar a política de direita que, há 38 anos praticada por sucessivos governos PS/PSD/CDS, tudo tem feito para fechar definitivamente «a portas que Abril abri. E para conquistarmos uma política inspirada nos valores de Abril.

 

Porque Abril é o Futuro.

 
Direcção da Associação Conquistas da Revolução.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário